O que é a Alergia ?
Alergia é quando o nosso organismo reage à uma substância que ele reconhece como estranha.
Alergia é uma doença ?
Não propriamente. O que ocorre é um aumento na intensidade com que o nosso organismo se defende de um agente estranho para ele. Na verdade a alergia, é uma característica do indivíduo.
Alergia é hereditária ?
Não necessariamente. Observamos que indivíduos de um mesmo grupo familiar apresentam sinais de alergia. Por exemplo, se uma mãe ou pai for alérgico, a possibilidade de se ter um filho alérgico varia de 20% a 30%, se os dois forem alérgicos a proporção alcança até 60%.
Qual é a idade para se ter Alergia ?
Qualquer uma. A alergia não depende da idade e sim de como é a sensibilidade do indivíduo e o seu limite de exposição as substâncias alergênicas.
Existe Alergia sem sintomas ?
Sim. Os sintomas só começam a aparecer quando o limite de exposição for ultrapassado.
Pode-se determinar qual é este limite ?
Tecnicamente sim, mas na prática do dia-a-dia não. Seria impossível andar na rua ou em casa acoplado a medidores
Como então não alcançar o limite ?
De dois modos: o primeiro é por meio de estrita observância aos cuidados de controle ambiental e o segundo consiste em elevar o limite, com o tratamento de Imunoterapia.
O que é controle ambiental ?
Modo pelo qual reformulamos a nossa maneira de contato com as substâncias ou produtos aos quais sabemos que o nosso organismo reage.
O que é Imunoterapia ?
Também chamado de ""vacina hipossensibilizante", é um meio que dispomos, através do qual vai ser ensinado ao organismo a "tolerar" determinadas substâncias.
Quanto tempo leva o tratamento com as "vacinas" ?
No mínimo dezoito meses
E se eu ficar sem sintomas antes disto ?
O tratamento deverá ser completado, lembre-se de que não basta apagar o "incêndio": têm de se ter certeza de que o "fogo" não vai retornar.
Quais são as principais Alergias?
ASMA BRÔNQUICA
Chamada de Bronquite Asmática, acomete os brônquios levando a um quadro de espasmo brônquico, edema e hipersecreção. Conforme a área atingida, teremos crises de diversas proporções. Todos estes fatores diminuem o espaço interno do brônquio, interferindo na respiração.
A Asma alérgica é comprovada com a positividade dos Testes Alérgicos a antígenos do meio ambiente, com a história familiar, com ascendentes diretos e descendentes, resposta à exposição de alergeno em ambiente doméstico, escolar e de trabalho. As crises têm inicio após um ano de vida, embora possa haver crises desde os seis meses de idade,
A Asma Alérgica é mais comum na infância e na adolescência (ocorre em 10% das crianças em idade escolar). É também comum o inicio na idade adulta.
Muitos dizem que a Asma se cura sozinha por volta da adolescência, mas isto acontece somente em 30% dos casos e mais por aumento da área pulmonar. Contudo os mecanismos de reatividade alérgica permanecem e muitas vezes encontramos uma mudança nestes pacientes do seu órgão de choque, passando a apresentar outros quadros alérgicos como por exemplo a Rinite Alérgica.
TOSSE EQUIVALENTE ASMÁTICA
Algumas vezes, o órgão de choque atingido não são propriamente os brônquios na sua parte inferior, e sim a parte mais alta, em conjugação com a Traquéia que, por ser uma área de maior resistência dinâmica, não leva o paciente aum quadro de broncoespasmo, e sim, a um quadro de tosse seca persistente.
FARINGITES
Resultam de reação direta do acometimento da mucosa da Faringe, ou como conseqüência às vezes da retirada das amígdalas, se representavam, na ocasião, o órgão de choque da Alergia
OTITES
Podem ocorrer como reações alérgicas no ouvido externo e interno, produzindo um quadro de edema e obstrução por secreção, levando a dor e mudança do equilíbrio da pressão no ouvido.
HIPERTROFIA DAS ADENÓIDES
As Adenóides (amígdalas superiores) devido a Alergia, aumentam de tamanho, diminuído assim o espaço respiratório superior. Variando com a idade e o percentual de obstrução, é recomendada, em casos especiais, a sua remoção. Atenção para com o Processo Alérgico, que se não for tratado haverá retorno do crescimento das Adenóides.
RINITE ALÉRGICA
O quadro apresenta corrimento nasal aquoso (tipo clara de ovo, prurido nasal), prurido ocular, conjuntivite, obstrução nasal e espirros. Nem todos os sintomas estão presentes ao mesmo tempo mas, quanto o maior número de sintomas, maior é o quadro da Rinite. Acomete em qualquer faixa etária, predomina no sexo feminino em função de maior contato com a poeira de casa e em crianças no ambiente doméstico e escolar
Cerca de 15% dos adolescentes apresentem quadro de Rinite, bem como 30% dos Asmáticos.
SINUSITE ALÉRGICA
É uma infecção derivada de uma alergia na mucosa de revestimento dos seios nasais.
DERMATITE ATÓPICA
Acomete o indivíduo em diversos fases da vida. Relatada inicialmente por acometer dobras e região de flexuras, pode se estender a outras regiões do corpo.É altamente pruriginosa e denota um indivíduo de extrema sensibilidade alérgica.
URTICÁRIA
As vezes nas reações de urticária, existe relação de causa e efeito com antígenos inalantes, contudo na maioria, ocorrem quando da ingestão de produtos químicos, sejam medicamentos ou substâncias adicionadas à alimentação como corantes, conservantes e etc.
PICADA DE INSETOS
Reações para com Mosquito, Marimbondo, Vespa, Abelha e Formiga.
DERMATITE DE CONTATO
Reação do contato de uma substancia à pele. Encontrada em indivíduos fazendo uso de produtos à base de níquel, cosméticos e cremes medicinais
O que são os Testes Alérgicos ?
São exames para se determinar se um indivíduo reage a determinada substância e em que intensidade
Os alimentos provocam Alergia ?
Na maioria da vezes não, contudo toda regra têm exceção. Alimentos como leite de vaca, ovo, trigo e alguns frutos do mar podem provocar alergia. O que mais provoca alergia são as substâncias químicas adicionadas aos alimentos
Tomar banho gelado melhora alergia ?
Não, às vezes até piora o quadro, o banho deve ser de maneira a ser suportado, o banho muito quente também não é recomendado.
Nadar é bom para quem têm Asma ?
A natação ou outro esporte, fazem bem para quem têm alergia. O único cuidado que se deve ter é que a natação não deve ser o primeiro tratamento indicado. Ela deve compor o tratamento em uma segunda fase, conforme a capacidade pulmonar do indivíduo.
Qual é a restrição para quem têm Asma ?
Nenhuma. Pode-se fazer de tudo, desde tomar sorvete a banho de chuva, conquanto se observem as normas do tratamento
Quem têm Asma deve ser dispensado da Educação Física no colégio ?
Não. Ter Asma não inabilita ninguém. O professor é que deve adaptar a aula ao aluno.
Quem têm Asma, pode vir a ter enfisema pulmonar no futuro?
Não. O enfisema pulmonar é uma complicação da bronquite crônica
Qual a diferença entre Asma e Bronquite ?
Asma ocorre por um mecanismo inflamatório , ao passo que a Bronquite por mecanismo infeccioso.
Qual a diferença entre inflamação e infecção ?
Na inflamação temos um mecanismo de defesa do organismo, e na infecção as defesas já foram ultrapassadas
Na Rinite pode-se ficar com o rosto deformado ?
Sim. Se o processo se inicia na infância e medidas adicionais como fisioterapia , fonoaudiologia e ortodontia não forem seguidas,isto poderá ocorrer.
Por que o uso de "gotas nasais" é contra-indicado ?
O uso continuado leva à destruição dos tecidos nasais.
Tomar remédios provoca Alergia ?
Não. Alguns remédios é que não são indicados para quem têm Alergia
Anestesia pode produzir "Choque Alérgico" ?
Dificilmente. Os problemas, quando ocorrem, são de origem no metabolismo.
Quando estiver fazendo tratamento de "vacinas para Alergia" pode-se fazer uso de outras vacinas, tais como contra Hepatite, Tétano e etc. ?
Sim. Pode-se usar outras vacinas sem nenhum problema.
Como saber se o tratamento de Imunoterapia está sendo benéfico ?
Observando a freqüência das "crises", que tendem a uma diminuição, como também a um decréscimo na sua intensidade.
Quando se deve parar o tratamento de Alergia ?
No momento em que se tiver um ano sem sintomas.